SEJA BEM VINDO(A) AO PORTAL DO STTR DE JANDAÍRA.>>>>> AQUI VOCÊ CONHECE MAIS SOBRE O SEU SINDICATO.>>>> PARTICIPE: ENVIE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, DÚVIDA OU ELOGIO.>>>>>> OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!
Veja abaixo nossas últimas notícias...

HISTÓRICO

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jandaíra foi fundado ainda no período do regime militar em 1972, teve como seu Primeiro Presidente Fundador, o Senhor Manoel Damasceno Bezerra (falecido), destacando - se vários nomes de trabalhadores e trabalhadoras rurais que por aqui já deram e dão até hoje suas contribuições para o fortalecimento desta instituição, a exemplo, de Manoel Marques (falecido), João Maria da Silva (falecido), José Edson de Oliveira (DEDEZINHO), ex-secretário de Formação e Organização Sindical da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar - FETARN

Atuamos na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar e assalariados rurais e no controle das políticas públicas desde nossa fundação, na defesa dos direitos, na previdência social e trabalhistas. Nas políticas publicas temos atuado nos conselhos municipais de assistência Social, Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho do Idoso e Conselho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Integrado, Sustentável e Solidário - COMDRIS. A nível regional atuamos no Colegiado Territorial do Território da Cidadania do Mato Grande e no Pólo Sindical do Mato Grande.

REFORMA AGRÁRIA E MEIO AMBIENTE

Graça a luta histórica deste Sindicato, o município de Jandaíra conta hoje com dois Assentamentos através de desapropriação que são: Guarapes e Santa Inês e um Assentamento através do programa Nacional de crédito Fundiário: Trincheiras II, além de dois Assentamento emancipados da época do Governo do estado ainda na década de 80 que também teve a forte articulação conjunta do Sindicato na época.

POLITICA AGRÍCOLA E ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Estamos insistentemente atuando dia a dia na Organização das associações e contribuindo com o debate da organização da produção da agricultura familiar. Programa como o PAA (Programa Aquisição de Alimentos), seja pela modalidade do compra direta pela EMATER ou doação simultânea pela CONAB. O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é um exemplo de que tem acontecido em nosso município graças a intervenção deste Sindicato.

Outro destaque histórico nessa área, é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF que ao longo do tempo tem ajudado mesmo de forma ainda precária no tocante ao acesso dos agricultores a desenvolver e potencializar as atividades agrícolas, mas sempre tem tido a nossa intervenção enquanto ator do desenvolvimento do município.

PROGRAMA RN CIDADÃO

Graças a participação e coordenação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais deste Município através do Conselho do FUMAC anos atras e atualmente no COMDRIS, o município de Jandaíra e os nossos agricultores vem recebendo apoio através de projetos de infraestrutura, produção e ação social. Em 2010 foram investidos mais de 500 mil reais através e seis associações. Nas duas etapas do Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR I e PCPR II foram mais de 1 milhão de reais investidos no município.

Atualmente com mais uma etapa desse programa, agora chamado de Governo Cidadão, com a participação do Sindicato através de apoio com seus diretores e estrutura e a coordenação do programa através do COMDRIS serão investidos mais de 600 mil reais através de duas associações, a ADCEJAN (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Jandaíra e a JOCA (Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço).

JUVENTUDE RURAL

A juventude Rural ao longo de nossa organização Sindical tem sido prioridade na prática de nossas ações, através de nossa intervenção foi possível capacitar mais 100 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais entre 2007/2008 através do Consórcio Social “Aliança com Jovens”.
Desde 2002 a juventude vem participando do Convenio FETARN e a Escola Agrícola de Jundiaí, onde já foram 07 técnicos filhos de agricultores familiares formados em agropecuária.
Temos apoiado insistentemente toda e qualquer ação de juventude, a exemplo, da participação nos festivais regionais, estaduais e nacional de juventude rural, onde tivemos representantes nos dois festivais Nacionais realizados em Brasilia em 2007 e 2010.
A nossa diretoria Efetiva contém hoje mais de 20% de jovens, ainda apoiamos toda discussão das politicas publicas e em especial a discussão da sucessão rural como principal base para a continuidade da juventude no campo.
Precisamos de terra, meio ambiente, politicas publicas, assistência técnica, esporte, laser, trabalho e renda.
Outra ação que vem sendo desenvolvida através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e com a parceria ou acompanhamento do Sindicato é o Projeto Intervivência Universitária – OASIS, onde vem permitindo o acesso da juventude aos espaços da universidade e a participação no controle e articulação das políticas publicas e sociais.

 MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

Ao longo de nossa luta esse publico específico também tem sido uns dos mais referenciados, dentre disso podemos citar a participação das mulheres na direção do sindicato, das Associações e nos conselhos municipais de política pública.
Um outro marco tem sido a participação no processo de mobilização das marchas das margaridas como marco de várias conquistas a nível de Brasil e porque não dizer a nível municipal, a exemplo, do PRONAF MULHER, da titularidade conjunta nos assentamentos de reforma agrária e o Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural.

TERCEIRA IDADE E BEM ESTÁ SOCIAL

Este é outro publico que não temos perdido de vista, basta percebermos a atuação de sua coordenação e atuação no Conselho Municipal do Idoso. Mas existem, além disso, outras ações que tem se potencializado, a exemplo, do café dos aposentados e pensionistas todos os dias de pagamentos dos banco, e o acompanhamento que a Secretaria de Politicas Sociais vem fazendo junto ao INSS para a garantia do acesso ao direito previdenciário.

ASSALARIADOS E ASSALARIADAS RURAIS

É outro publico que vem se estabelecendo dentro de nossa base sindical, portanto tem tido o devido acompanhamento e inclusão nas nossas bandeiras de lutas, nos últimos anos estamos realizando e celebrando a Convenção Coletiva de Trabalho com os trabalhadores rurais assalariados e assalariadas das empresas da fruticultura.